Entrevista: Minha Coach, Sibeli Borba

23:22:00

 Atualmente, muito se fala sobre Coaching. E você, sabe o que é Coaching?
Tô muito feliz em trazer a Coach Sibeli Borba aqui para o blog. Primeiro porque ela está me ajudando muito no Processo de Coaching que desenvolvo pela empresa dela e, segundo, porque é tão bom a gente se conhecer melhor, é tão bom o processo que EU PRECISO MOSTRAR AO MUNDO. Vai que você se anima também, não?
Buscar autoconhecimento é a chave para o sucesso. Precisamos muito estar conectados com nós mesmos, contudo sem o auxílio profissional tudo isso fica muito difícil.Espero de coração que a entrevista seja tão útil na vida de vocês como tem sido na minha.
Vamos à entrevista?

Paloma: - Oi Sibeli! É um prazer conversar com você.
Sibeli: - Olá Paloma! Estou muito feliz pelo convite. Obrigada!

Paloma: - O que exatamente um Coach faz?
Sibeli: Para responder tua pergunta vamos imaginar a seguinte cena: Você está saindo de sua cidade, Sombrio/SC, e precisa chegar numa cidade distante e que você conheça pouco ou não tenha nenhum conhecimento sobre ela. É possível que no primeiro momento você se sinta apreensiva, com medo ou dúvidas e pense: E AGORA? Posteriormente, você vai pensar em uma estratégia para chegar lá. Certo? Depois de pensar um pouco você lembrou do seu estimado GPS, afinal, com ele você se sente mais segura. O seu GPS, nesse sentido, será importante para traçar uma rota mais acertada, com mais economia de tempo e de custos para você. Nesta breve analogia, o Coach seria o profissional que está sentado ao seu lado (o seu carona ou, se preferir, o seu instrutor) no carro. Ele estará ali dirigindo a você perguntas poderosas que lhe permitirão um estado de clareza sobre a trajetória a percorrer para chegar ao seu destino desejado. Ou dito de outra forma, o Coach é um profissional que se dedica a auxiliar pessoas a encontrarem a si mesmo, bem como suas potencialidades, a fim de que despertem suas melhores versões. Ele conduz um processo metodológico que, amparado em ferramentas das diversas áreas do conhecimento, acompanha o cliente levando-o a refletir, tomar decisões com mais clareza e segurança, definir ações e, principalmente, agir na direção de seus objetivos, metas e desejos.


Paloma: - Qual a diferença de Coaching, Coach e Coachee?

Sibeli: Pensando no mesmo exemplo acima: o Coaching - processo de orientação de pessoas e de equipes em busca de resultados - seria a própria viagem, a trajetória; o Coach - aquele que conduz o processo – seria o carona/instrutor; e o Coachee – aquele que vive o processo - seria você, Paloma, a motorista do carro.
 
Paloma: - Quando eu falo que estou fazendo um processo de coaching as pessoas me questionam se é igual psicólogo. Quais são as diferenças? Você poderia explicar melhor sobre isso?
Sibeli: - Esta dúvida é mesmo comum. O coaching não é aconselhamento, mentoria, consultoria, terapia ou treinamento. O Coaching, por sua vez, é um processo orientado para o ajuste de objetivos e resultados que encoraja o cliente a seguir em frente e a obter novas conquistas e realizações. Desta forma, o coaching é um processo de descobertas do próprio coachee voltado para a sua realidade e seu futuro. O coach procura ativar a capacidade da própria pessoa de buscar respostas para as suas questões e a orienta à autodescoberta. O Coach não oferece conselhos, tampouco dirá o que deve ser feito ou não. O Coach é um bom perguntador!


Paloma: - Porque você decidiu ser Coach? Como surgiu essa vontade?
Sibeli: - Tornei-me oficialmente Coach no ano de 2014. Entretanto, percebo-me Coach há muito tempo. Esta vontade de transformação e de fazer transformar já vem desde a adolescência. Contudo, passou a se revelar mais fortemente na juventude e de lá para cá foi um caminho sem volta. Creio que o fato de eu sempre trabalhar em setores estratégicos em empresas fez com que eu aprendesse a lidar com pessoas e a extrair delas o que de melhor elas tinham. A partir daí profissionalizei-me e me dedico hoje a ajudar pessoas a descobrirem suas potencialidades e encontrarem o melhor de si.

Paloma: - A gente conversa muito sobre personas nas sessões e eu gostaria de saber: Quem é a Sibeli Coach e o que ela se assemelha às outras personas da sua vida?
Sibeli: - A Sibeli Coach é uma das personas mais corajosas que existem dentro de mim. Ela é aquela que é movida por desafios e que acredita que todas as pessoas podem ser mais felizes e realizarem o que quiserem. Se tivesse que assemelhá-la a outra Persona seria com a Sibeli Mãe.

Paloma: - Qual a diferença entre o Coaching de Carreira e o Coaching de Vida?   
Sibeli: - O Coaching de Carreira dá ênfase ao âmbito profissional e auxilia pessoas a alcançarem satisfação com suas atuais ou novas carreiras. Já o Coaching de Vida, para além da carreira profissional, trabalha outras áreas da vida como relacionamento, saúde, finanças, família, qualidade de vida, etc.

Paloma: - Quais são os resultados? O que o coachee pode esperar? Qual é a efetividade desse processo?
Sibeli: - De todos os inúmeros e diferentes resultados que o cliente pode alcançar com um processo como esse, o que vejo como o mais eficaz é o estado de clareza que o coachee passa a ter para fazer suas escolhas. Da mesma forma, a segurança, o encorajamento, o desenvolvimento de potencialidades, o planejamento, o rompimento de crenças e paradigmas também são pontos altos de um processo de Coaching.


Paloma: - O que te motiva hoje como profissional?
Sibeli: - O resultado de meus clientes, pois de alguma forma eles também perpassam pelos meus.

Paloma: - Qual a frase que rege a sua vida?
Sibeli: - Escolha ser feliz.

Paloma: - Sibeli, muito obrigada pela entrevista!

Sibeli: - Foi um prazer ter conversado com você e com as/os seguidoras/es do teu Blog. Sucessos e até a próxima!


Dai o que acharam? Se você se interessou pelo processo é só entrar em contato com a Sibeli, ou se quiser conversar comigo, é só chamar nas redes sociais ou mandar e-mail. Vou adorar ajudar <3 
Um beijo!! 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Acho que esse é o melhor post que eu já vi na minha vida. Eu não tinha a mínima ideia do que era "Coach", "Coaching" ou "Coachee". Amei demais, tem super a ver comigo!!! Quem sabe, algum dia, não me torno uma "Coach"? Cara, amei demais, vou pesquisar sobre isso. ♥ Eu não tenho jeito pra ser psicóloga porque sou muito sensível e pego as dores das pessoas pra mim, então acho que Coach seria uma ótima ideia, né??!!

    Um beijo enorrrme. ♥
    Blog Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar muito sobre Coaching, mas nunca soube a fundo a respeito. meu namorado começou a fazer um processo deste tipo há um tempo, mas não o fez por um tempo para dizer que se aprofundou no tema, por questões financeiras parou. Eu realmente acho que seria algo muito bom para meu desenvolvimento na vida por completo, começar a conversar com um profissional desta área.
    Ótimo post, muito esclarecedor :)
    Beijo!


    Blog Insaturada

    ResponderExcluir